Autoras: Conceição, Noemi e Margareth
Para fazer um bom atendimento, a primeira regra é aprender a
ouvir. Veja as dicas a seguir e surpreenda seu cliente.
- Cumprimente seu cliente: bom dia, boa tarde ou boa noite.
- Conheça o cliente e consiga visualizar como ele está, com pressa ou mais relaxado.
- Trate o cliente como gostaria de ser tratado.
- Esteja sempre bem humorado, mais sem exageros. Ninguém gosta de pessoas com um rosto fechado.
- Evite falar gírias e palavras de baixo calão.
- Não encoste ou puxe os clientes. Muitas pessoas se sentem desconfortáveis neste tipo situação.
- Procure manter um tom de voz suave.
- Responda com educação tudo o que o cliente a perguntar.
- Chame sempre as pessoas pelo nome. Evite expressões como lindinha, amorzinho, queridinha, entre outros.
- Olhe nos olhos da pessoa com que fala.
- Concentre-se no que esta sendo dito a você. Para isso, desligue aparelhos e pare as atividades que estiver realizando para dar a atenção necessária a pessoa que esta falando.
- Não tente antecipar o que vão lhe dizer.
- Demonstre interesse no que o outro fala.
- Quando não entender algo que lhe foi dito, peça que a pessoa repita.
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