Saiba ouvir e faça um bom atendimento


Autoras: Conceição, Noemi e Margareth

Para fazer um bom atendimento, a primeira regra é aprender a ouvir. Veja as dicas a seguir e surpreenda seu cliente.
  • Cumprimente seu cliente: bom dia, boa tarde ou boa noite.
  • Conheça o cliente e consiga visualizar como ele está, com pressa ou mais relaxado.
  • Trate o cliente como gostaria de ser tratado.
  • Esteja sempre bem humorado, mais sem exageros. Ninguém gosta de pessoas com um rosto fechado.
  • Evite falar gírias e palavras de baixo calão.
  • Não encoste ou puxe os clientes. Muitas pessoas se sentem desconfortáveis neste tipo situação.
  • Procure manter um tom de voz suave.
  • Responda com educação tudo o que o cliente a perguntar.
  • Chame sempre as pessoas pelo nome. Evite expressões como lindinha, amorzinho, queridinha, entre outros.
  • Olhe nos olhos da pessoa com que fala.
  • Concentre-se no que esta sendo dito a você. Para isso, desligue aparelhos e pare as atividades que estiver realizando para dar a atenção necessária a pessoa que esta falando.
  • Não tente antecipar o que vão lhe dizer.
  • Demonstre interesse no que o outro fala.
  • Quando não entender algo que lhe foi dito, peça que a pessoa repita.



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