Você tem etiqueta ao telefone?


Autoras: Sheila, Adelaide e Ilia

Veja algumas dicas importantes para realizar um adequado atendimento telefônico.

  • Tente falar de forma suave. Nunca grite.
  • Seja educado e cortês, independente de quem esteja do outro lado da linha.
  • Sempre cumprimente o atendido, com bom dia, boa tarde ou boa noite.
  • Não fale o nome da outra pessoa se não tiver certeza. Se houver dúvida, pergunte novamente e anote para não esquecer.
  • Tente ser breve sem interromper a pessoa que esta falando.
  • Evite conversas paralelas. Fale somente com quem esta sendo atendido. A pessoa ligou e deseja atenção e respeito.
  • Se a pessoa chamada estiver em casa, peça para quem ligou aguardar e verifique se a pessoa pode atender. Vá falar com a pessoa, não grite seu nome.
  • Se a pessoa chamada não estiver em casa ou não puder atender, pergunte se a quem ligou se deseja deixar recado e anote.
  • Anote sempre o recado enquanto estiver ao telefone para não se esquecer ou até mesmo ter a possibilidade de perguntar alguma coisa que não tenha entendido.
  • Desligue o telefone somente ao término da ligação, após se despedir.



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